sexta-feira, 10 de julho de 2009

Jornais censurados, jornalistas atacados e internautas comendo moscas virtuais


Nanda Tardin

Nando, acabei de postar o artigo do Gilson e comentei com ele a sincronia que estamos lá no Blog. Ele falava disso: DEBATE ABERTO
http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4393

Acompanhe lá, esse debate é de interesse de todos, Juntos somos fortes e eu falava disso ( destrinchando o assunto): http://republicavermelha.blogspot.com/2009/07/sobre-aliancas-valores-meios-e-fins.html

Agora postei a sua :Farinha do mesmo saco. http://republicavermelha.blogspot.com/2009/07/saco-pra-mesma-farinha-farinha-do-mesmo.html e fiquei PUTA DA VIDA.

Chegamos ao limite:

O Século Diário jornal do companheiro Rogério Medeiros, foi CENSURADO.
ABAIXO a CENSURA.

Estamos solidarios ao jornal censurado http://republicavermelha.blogspot.com/2009/07/abaixo-censura-estamos-solidarios-ao.html

Esta é a capa do Jornal Virtual Século Diário. http://www.seculodiario.com/

Os dizeres:

Liberdade já!

Um juiz de pequenas causas, atendendo à solicitação de outros dois juízes, também de pequenas causas, resolveu, a priori, censurar o jornal Século Diário, mandando retirar do ar três matérias, em uma atitude arbitrária e lesiva à liberdade de imprensa. Evidentemente, o jornal vai se expressar sobre a questão no seu espaço editorial, mas a coluna não poderia faltar com seu protesto diante de tamanha violência ao direito de informar. Fica, assim, aqui registrado o ato praticado pelo juiz Marcos Horácio Miranda, do 2º. Juizado Especial Cível Adjunto-Ufes. O mais grave é a facilidade com que, nos dias atuais, se impõe uma censura a um órgão de comunicação que, nesse caso da “Operação Naufrágio”, tem se valido de documentos e informações absolutamente corretas. Abaixo à censura!

As matérias censuradas tinham por objetivo, justamente, dar conhecimento à sociedade da prática recorrente do ajuizamento de ações por magistrados, utilizando-se do Poder Judiciário do qual fazem parte, toda vez que seus interesses são contrariados.

As ações são movida pelos juízes Carlos Magno Moulin Lima e Flávio Jabour Moulin.
Os dois magistrados, além do pedido de censura, requerem indenização “por danos morais” no valor equivalente a 20 salários mínimos, quantia que dispensa a necessidade de contratação de advogado para defender a causa perante o Juizado Especial.

Precisamos reverter isso, lutar juntos. Tive a nítida sensação de viver o Bertold: ... entraram no meu jardin e levaram uma rosa...

Em qui, 9/7/09

Nanda Tardin é correspondente da PressAA na República Vermelha das Minas Gerais, sediada em Juiz de Fora.

*

Foca: - Pô, Nanda, tremenda sacanagem! Juizado de pequenas causas?! Se fosse pelo menos no Superior Tribunal de Justiça...

Subchefe: – Peralá, Foca! Se o caso é de censura, não tem nada a ver com superior!

Foca: – Conheço essa paráfrase não sei de onde...

Subchefe: – Vamos ao que interessa. A Nanda está nos convocando para a campanha que ela deflagrou em defesa do Século Diário, a exemplo da revista digital NovaE, que está defendendo de forma competente o caso do jornalista José de Castro e agora aderiu aos esforços de Idelber Avelar em defesa do jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto.

Foca: – Esqueceu de falar do caso Recomeço, o jornal da Glória Reis, em Leopoldina... Deu no Pravda.

Fulano: – Pois é, pelo visto Valor Econômico do dia 3/7 tem lá suas razões...

Sicrano: – Captei sua mensagem, Fulano!

Beltrano: – É verdade, no fundo no fundo, Valor Econômico tem razão ao afirmar que “Vão-se lá quase duas décadas de esvaziamento crescente dos militantes partidários que enchiam as ruas brasileiras nas campanhas eleitorais. Sua figura, quase sempre esteriotipada, sempre esteve ligada aos partidos de esquerda, que contavam com a colaboração espontânea de seus filiados e simpatizantes. Foi assim na vitória de Leonel Brizola ao governo do Rio em 1982 e na virada de última hora que levou Luiza Erundina a se tornar a primeira prefeita mulher de São Paulo em 1988.”

QA: – E o que isso tem a ver com as calças?

Subchefe: – Isso quer dizer que o voyeur que nos espia foi taxado de inoperante!

Orkuviteira: – Estão falando que nós estamos fazendo o pessoal se acomodar em frente a um computador e achar que fazendo correntes de e-mails, postando mensagens nos blogs e participando de sites de relacionamento está de bom tamanho. Dizem que os internautas não sentem mais necessidade de sair às ruas, agitar bandeiras e gritar palavras de ordem.

GR: – Peralá! Os responsáveis por essa suposta modorra são os barões da mídia. Eles acham que a massa ignara só deve sair às ruas quando eles bem entenderem. Por isso não dão destaque às muitas manifestações que ocorrem em todo o país.

JC: – É verdade, lá em Porto Alegre a gente foi às ruas em defesa do diploma de jornalista, e a grande imprensa num deu a mínima!

Big: – O mesmo fizeram com as recentes passeatas em protesto contra a CPI da Petrobrax, em São Paulo e no Rio. Os barões defecaram e passearam para os protestos. Saiu alguma coisa em notas de rodapé.

Bang: – Eu bem que me esforcei em divulgar...

Subchefe: – Isso não é hora de chorar o leite derramado. Foi bom Valor Econômico ter tocado na ferida. Mas... onde você leu isso, Beltrano?

Beltrano: – No site da Associação Nacional dos Procuradores da República.

Subchefe: – No site da ANPR?! Que diabos você foi fazer por lá?

Sicrano: – Deixa, companheiro, eu conto tudo pro subchefe.

Subchefe: – Tudo o quê? Do que vocês estão falando?

Beltrano: – Seguinte, subchefe, quando a Nanda me entregou a mensagem S.O.S. Século Diário, montei no Goober o falei: “Upa! vamos procurar fazer justiça”. Aí ele me levou ao site dos procuradores.

Subchefe: – Essa foi infame!

Foca: – Você pelo menos anotou o endereço?

Goober: – Relinchhh... (Tradução: http://www.anpr.org.br/portal/index.php?option=com_newsclipping&Itemid=142&task=view&idNoticia=20622&dia=3&mes=7&ano=2009 )

.
PressAA
.

3 comentários:

República Vermelha disse...

Vc. é fantástico. Que seja um exemplo a muitos por muito tempo. Bjao
Nanda

Anônimo disse...

Século Diário é um lixo eletrônico do Espírito Santo. Porta-voz do crime organizado.

Anônimo disse...

Vocês estão defendendo o que vocês desconhecem. O dono do Século diário é o maior pilantra do ES. Recordista de processos (mais de 100). Bandido feroz que criou um site para achacar autoridades públicas.