quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Apagão de criatividade leva oposição a reciclar velhas piadas


Dia desses um peessedebista-demo-pefelista alagoano me enviou e-mail contando uma história curiosa, interessante até.

Veja:

A história.... Ah! A história

Judy Wallman é uma pesquisadora na área de genealogia nos Estados Unidos. Durante pesquisa da árvore genealógica de sua família deu de cara com uma informação interessante.

Um tio-bisavô, Remus Reid, era ladrão de cavalos e assaltante de trens. No verso da única foto existente de Remus (em que ele aparece ao pé de uma forca) está escrito:

"Remus Reid, ladrão de cavalos, mandado para a Prisão Territorial de Montana em 1885, escapou em 1887, assaltou o trem Montana Flyer por seis vezes. Foi preso novamente, desta vez pelos agentes da Pinkerton, condenado e enforcado em 1889."

Acontece que o ladrão Remus Reid é ancestral comum de Judy e do senador pelo estado de Nevada, Harry Reid.

Então Judy enviou um email ao senador solicitando informações sobre o parente comum. Mas não mencionou que havia descoberto que o sujeito era um bandido.

A atenta assessoria do Senador respondeu desta forma:

"Remus Reid foi um famoso cowboy no Território de Montana. Seu império de negócios cresceu a ponto de incluir a aquisição de valiosos ativos eqüestres, além de um íntimo relacionamento com a Ferrovia de Montana.

A partir de 1883 dedicou vários anos de sua vida a serviço do governo, atividade que interrompeu para reiniciar seu relacionamento com a Ferrovia.

Em 1887 foi o principal protagonista em uma importante investigação conduzida pela famosa Agência de Detetives Pinkerton.

Em 1889, Remus faleceu durante uma importante cerimônia cívica realizada em sua homenagem, quando a plataforma sobre a qual ele estava cedeu."

Mas a mensagem do peessedebista-demo-pefelista alagoano não pára por aí. Os que fazem oposição ao governo Lula acreditam ter encontrado, a partir da historieta do senador ianque e seu parente supostamente bandido, a fórmula exata para contar a história do metalúrgico que chegou à Presidência da República Federativa do Brasil, eleito e reeleito pelas chamadas vias democráticas.

Pessoas que se arvoram à condição de vestais, guardiões da moralidade, se propõem a mentir, caluniar, difamar. E o fazem com o mesquinho objetivo de imputar a alguém as pechas de imoral, mentiroso, enganador!

Veja como pretendem agir. Observe a contradição, a inversão de valores:

“Não é sensacional?

“Palavras e números podem ser manipulados pra dizer o que o manipulador quiser! Com certeza, daqui a uns 100 anos, um descendente do Lula assim escreverá sobre o ancestral:

"Lula da Silva foi um presidente do Brasil, que tinha uma característica incomum.

Apesar de possuir o sentido da visão, era cego, nada via; o sentido da audição, era surdo, nada ouvia; cursou até o terceiro ano primário, não lia jornais, nada sabia; e apesar de confessar nunca haver lido sequer um livro, foi reeleito”.

E vai o oposicionista descrevendo, feliz da vida, o que alguém poderá fazer com a biografia do presidente Lula: lançar mão de calúnias, difamações, aviltamento, meias verdade e mentiras completas. Ele diz que seria obra de “um descendente do Lula”, o que parece contra-senso; pois, no caso do senador americano, o que ocorreu foi alguém transformar um parente considerado bandido em herói. O peessedebista-demo-pefelista não percebe que está assumindo sua imoral personalidade, estimulando o mau-caratismo dos cínicos que mentem, caluniam e difamam descaradamente e ainda se vangloriam de agir de forma asquerosa.

Eis mais uns trechos dos seus aconselhamentos sobre como se pode mentir sobre a história de Lula:

“Lula da Silva, apesar da cegueira, era um viajante internacional como nunca se vira outro igual. (...) Analfaglota, mas perseverante e inteligente, acabou decorando várias palavras e expressões estrangeiras: "ies","óquêi", "tenqui iu", "gude mornim","gude ivin" "gude naite","naice tu miti iu", "gude bai", mas decorou com mais facilidade "blude méri", "drai martine", "rai fai", "iscóti" e "quantrô". Não precisou decorar caipiroska, esse nome ele já sabia, mas quando ía ao Chile optava por um pisco triplo. Adorava uma rodada de dôrra, regada a "xatenêve di papi." Às vezes confundia-se com a geografia política: "em que país fica a África?". Se Nova Iorqui é a capital dos Estados Unidos, porque a "uaiti rouse" fica em "uóxinton?" (...) Foi o criador do PAC, programa de aceleração da campanha, mas como era um cidadão humilde, abdicou da paternidade transferindo-a para uma senhora muito doce, que apenas roubara o Ademar de Barros, alguns bancos e fora guerrilheira, a quem intitulou mãe do PAC.”

Ademar de Barros passa à condição de vítima, e Lula se transforma em protetor de uma “bandida”.

E o peessedebita-demo-pefelista quase tem um orgasmo por ter, conforme podemos deduzir, encontrado a fórmula de contar a história de um homem do povo que se tornou presidente da República. Ele deixa claro que tudo será reinventado, manipulado, distorcido e adaptado à estreiteza de seus espíritos.

Feliz da vida, o peessedebista-demo-pefelista que me enviou a mensagem exultou:

“E que HISTÓRIA!!!!!!! KKKKKKKK...”

Bom, cada um de nós se orienta pelo que adotou como princípios morais e éticos.

Porém, entre os colaboradores desta Agência Assaz Atroz, Raul Longo sempre foi, disparado, o alvo preferido de pessoas que fazem oposição ao governo Lula sem a exposição de argumentos sólidos, próprios para o desenvolvimento de um debate sério, ou para simples análise do desempenho governamental. Na maioria dos casos, nem mesmo apresentam teorias plausíveis; hipóteses que sejam, mas ilustradas por elementos capazes de revelar coerência entre suas conjecturas e a realidade dos fatos. Nada disso, ou nem isso.

Semana passada, publicamos aqui no blog Assaz Atroz uma troca de correspondência entre Raul e sua amiga Guidinha, postagem intitulada “Editor da FSP dá uma de Tavares: Sou, mas... quem não é?” (9/9). http://assazatroz.blogspot.com/2009/09/editor-da-fsp-da-uma-de-tavares-sou-mas.html

Fernando Soares Campos
Editor-Assaz-Atroz-Chefe

Agora acompanhe a correspondência trocada entre Raul Longo e sua amiga Wera.

Bom dia Raul.

Não resisti.
....

Um cidadão entra numa Delegacia em Brasília e diz ao delegado:
- Vim entregar-me, cometi um crime e desde então não consigo viver em paz.
- Fique calmo... O que o senhor fez?
- Atropelei um petista na estrada de Taguatinga.
- Ora meu amigo, como o senhor pode se culpar se esses petistas atravessam as ruas e as estradas a todo o momento?
- Mas ele estava no acostamento!
- Sinal que iria atravessar... Se não fosse o senhor seria outro qualquer.
- Mas não tive sequer coragem de avisar a família dele!
- Meu amigo, se o senhor tivesse avisado haveria manifestação de repúdio, passeatas com apoio da CUT, MST, pancadaria e morreria muito mais gente; então o senhor fez muito bem, portou-se como um pacifista.
- Mas doutor, eu enterrei o pobre homem ali mesmo, na beira da estrada!
- O senhor realmente me parece uma pessoa de bem. Enterrar um petista é postura de benfeitor. Outro qualquer o abandonaria ali mesmo para ser comido por urubus.
- Mas enquanto eu o enterrava, ele gritava: Estou vivo, estou vivo!
- Tudo mentira! Esses petistas mentem muito...


Resposta do Raul

Wera:

Tudo bem, isso não me ofende de forma alguma. Não sei se os petistas se sentem ofendidos com esse tipo de coisa, como não tenho nem nunca tive nenhuma filiação partidária, o que mais me provoca esse tipo de "brincadeira" é a reafirmação de que apesar de todos os seus defeitos, como os que têm qualquer outro partido, o PT continua sendo o que mais merece meu voto.

Explico o porquê.
Primeiro, não voto em siglas nem em discursos vazios. Não voto naqueles que se dizem melhores que os outros, até porque todos se dizem melhores que os outros. Ou você já ouviu algum político reconhecer que não é tão bom quanto o seu concorrente? O que me convence a votar num determinado candidato, ou nos candidatos de um determinado partido, primeiramente é o histórico desses políticos e partidos.
Segundo, é o programa, as propostas desses políticos e partidos.

Aí, as piadas desse tipo me demonstram que:

1 - Os concorrentes do PT não têm criatividade ou não conseguem encontrar no PT um verdadeiro motivo de piada. Por quê?

Porque essa piada já é velha e é um reaproveitamento de uma antiga piada sobre argentinos. Onde antes se lia a palavra "argentino", apenas trocaram por "petista".

Eu não votaria em gente tão pobre de imaginação.

2 - Os concorrentes do PT não têm histórico, pois, se o tivessem, ao invés de perderem tempo repetindo velhas e desgastadas piadas ou sempre os mesmos preconceitos, as mesmas acusações sempre infundadas e apócrifas, procurariam relatar o que fizeram de bom para o Brasil, quais benefícios trouxeram para a população.

A oposição é, em si, uma piada, mas você não vê muito petistas fazendo piadas do Serra, por exemplo. Ainda há pouco tempo o Serra responsabilizou os porquinhos pela gripe suína. Ele, que foi Ministro da Saúde, aconselhou com toda a seriedade que lhe é muito própria: "As pessoas não devem chegar perto do nariz do porquinho". Isso sim é engraçado, mas embora receba muitas mensagens de petistas, só recebi um ou outro comentário a respeito.

A Vanuza, cabo eleitoral do Serra, foi convidada para interpretar o Hino Nacional num evento do partido e, além de desafinar, mudou a música e a letra do Hino, não conseguindo sequer ler o poema do Duque Estrada. Claro que os petistas riram. Todo mundo riu, e alguns ajudaram a distribuir o vídeo do vexame pelo youtube. Mas quem tornou o caso famoso, foram os próprios aliados da Vanuza e do Serra, pela TV. E foi ela, com suas próprias palavras, quem se defendeu culpando o Hino: "Além de feio, esse hino é uma droga!" - até agora não recebi nenhuma mensagem de algum petista lembrando que nosso Hino é internacionalmente reconhecido como dos mais bonitos do mundo.

Por que os petistas não se esforçam para apontar os defeitos tão evidentes de seus concorrentes? Porque há muito a falar das qualidades dos governos do próprio PT.

Não precisam arrumar o que falar de seus concorrentes, envolvidos em tantas falcatruas regionais, nacionais e internacionais, como a investigação do caso Alstom na Suíça e na França; mas se forem ficar perdendo muito tempo com essas tantas ocorrências de corrupção similares às ações do Ministério Público contra a governadora tucana do Rio Grande do Sul, deixam de falar que nos estados por eles governados registram-se os maiores salários de professores, por exemplo.

Ou que, nas cidades administradas pelo PT, jamais ocorre o soterramento das ruas por lixo não coletado, como ouviu hoje ser noticiado sobre São Paulo no "Bom Dia Brasil" da TV Globo, veículo de franco apoio às candidaturas tucanas e de seus aliados do DEMO, partido que administra aquela capital.

Aí, claro, não tendo histórico, vai ter mesmo de reaproveitar piada antiga. Analiso o histórico dos candidatos e partidos, exatamente porque não voto em piada.

3 - Os concorrentes do PT não têm programa, não tem qualquer proposta para coisa alguma. Se tivessem, também não perderiam tempo com piadas, acusações infundadas, que, mais ou cedo ou tarde, se comprovam falsas, fabricações de escândalos, etc.

Veja você: com todo o apoio que têm da mídia, dos principais veículos de comunicação da imprensa eletrônica e empresarial, não conseguem convencer a maioria da população nem comprovar as tantas acusações que inventam. E ainda têm de recorrer a reaproveitamentos de piadas velhas! Por quê? Porque não têm a mínima noção do que fazer para melhorar ainda mais o país. Não conseguem fazer idéia de como desenvolver um projeto que melhore a situação do povo brasileiro.

Estiveram oito anos presidindo esse país e até hoje não conseguiram desenvolver um projeto verdadeiramente de real interesse dos brasileiros, como você e eu.

O único projeto que apresentaram, foi ainda quando FHC era Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco: o Real, que teve o efeito de conter a inflação apenas no final daquele governo e durante o primeiro mandato de FHC. Ou seja, pouco mais de 4 anos.

O governo do PT não apresentou nenhum projeto de mudança de moeda, mas mantêm a variedade inflacionária estável há mais de 7 anos e mesmo em meio a uma crise econômica internacional sem precedentes. Por quê? Segundo os analistas internacionais porque o PT cumpriu com suas propostas de promover a distribuição de renda, criando um mercado de consumo interno. Ou seja, reduziu significativamente a miséria e a marginalização entre o povo brasileiro.

Claro que não foi só isso, mas uma série de medidas dentro das diversas propostas do PT. Entre elas o equilíbrio da balança comercial: aumentamos a exportação, abrindo novos mercados (com as viagens do Lula que tanto acusaram como sendo de turismo) e valorizando a produção nacional. Com isso diminuímos a importação sensivelmente, reduzindo a concorrência da má qualidade dos produtos da China que no governo anterior quebrou com diversos setores da indústria nacional.

Aumentamos a oferta de emprego formal, derrubando os índices de desemprego aos mais baixos índices da história, apesar de terem atingido os mais altos patamares internacionais em 2002.

E assim passamos pela crise que tanto afeta as grandes economias mundiais na Europa, na Ásia e na América do Norte, como quem é atingido apenas por uma marolinha. Sem qualquer necessidade de recorrermos às instituições financeiras estrangeiras, sem contrair dívidas externas, como credores internacionais, com significativas reservas que jamais acumulamos em toda a história da República, com investimento em infra-estrutura por todo o país, e fortalecimento da nossa moeda. Bem diferente daquela hiperdesvalorização do cruzeiro para a criação do Real, está lembrada?

Percebe porque os petistas não perdem tempo inventando ou reaproveitamento piadinhas velhas? Para eles não há sentido em fazer isso. Já seus opositores e concorrentes, não tem outro jeito. Só podem mesmo recorrer a esses artifícios.

Mas se pensarmos bem, acabamos concluindo que essas piadas, acusações improcedentes, escândalos e factóides, são o que de melhor eles já fizeram pelo Brasil. Sabe por quê? Explico.
Outro dia ouvi uma comentarista da Globo News lamentando que o Lula é como massa de bolo. "Quanto mais bate, mais cresce". O que ainda não perceberam é que o problema não está no Lula. O problema está exatamente na falta de criatividade, como aí nessa piada. Se tivessem alguma criatividade, ao invés de perder tempo batendo no Lula, voltariam seus talentos (se é que têm algum) para desenvolvimento de projetos úteis ao país, de propostas de interesse do povo brasileiro.

Já que não têm histórico, se viessem a público e reconhecessem: "É verdade! Fizemos uma porcaria de governo que terminou em apagão energético com enorme prejuízo à nação. Elevamos o preço da gasolina, os juros e a inflação. Fizemos péssimos negócios de privatização. Íamos praticando o maior e mais vergonhoso crime de lesa pátria da história que, por séculos, afetaria o futuro de muitas gerações de brasileiros, mas agora temos um projeto, temos uma proposta para recuperar nossa imagem junto ao povo e o eleitorado..." - e aí apresentassem algo, alguma proposta convincente e confiável, certamente o Lula pararia de crescer como massa de bolo.

Mas como não têm coragem nem honestidade suficiente para isso, só fazem bater. E quanto mais batem, quanto mais reaproveitam velhas piadas como essa, mais o povo conclui que não vale a pena votar em outro candidato que não o indicado por Lula, ou em outro partido que não seja o PT.

Pra quê? Pergunte-se a você mesma: pra que você vai votar nos mesmos caras que entregariam e ainda pretendem entregar o Pré-Sal ao capital estrangeiro?

Para que eles fiquem ricos às custas do futuro de seus filhos, de seus netos e sobrinhos e filhos dos seus sobrinhos? Isso é gigolotagem!

Votar nesses caras é ser gigolô da própria família! É pior do que aquela mãe que oferece a própria filha para fazer sexo com o turista estrangeiro. Pior, porque aquela mãe, na maioria das vezes, faz isso para conseguir algum dinheiro para que aquela pobre menina não morra de fome. E quem vota nos que iam privatizando a Petrobras e o Pré Sal, só põe o futuro dos filhos a perder sem ganhar nada com isso! Ajuda a roubar o patrimônio da nação e a segurança do futuro dos próprios filhos, sem levar comissão alguma!

Pior, porque aquela mãe está vendendo e corrompendo apenas sua própria filha, mas quem vota naqueles que iam privatizando a Petrobras e o Pré Sal está promovendo a prostituição do futuro de diversas gerações de todos os filhos de brasileiros!

Pior, porque aquela mãe e aquela menina não têm outra opção além do lenocínio. Para não votar nos gigolôs da pátria e seus aliados, há diversas opções. Não é preciso votar exclusivamente na Dilma. Já se anunciou que haverá a Marina, provavelmente também haverá o Ciro. Talvez novamente o Cristovão Buarque.

Mas votar naqueles que iam consumando o maior crime lesa-pátria de toda nossa história ou em seus aliados, é mais do que ser cúmplice de gigolô! É praticar cafetinagem com seus próprios descendentes, mesmo os ainda não nascidos, e por muitas gerações. E se estar prostituindo os bisnetos, por pura inconseqüência e irresponsabilidade, pois se não for alguém daqueles remunerados para distribuir essas piadinhas ou falsas informações inventadas, sequer irá ganhar alguma coisa prostituindo a própria família.

Ainda assim, sem dúvida, uma boa forma de evitar que isso aconteça, é bater no Lula e no PT com essas piadas, com preconceitos, com invenções de factóides, com manipulações de informações. Ajuda muito porque é assim que o povo tem percebido o óbvio: se o Brasil melhorou tanto, se projetou tanto perante o mundo, esses que perdem tempo com essas manobras não merecem crédito algum e, como disse o Obama, Lula é mesmo O Cara.

Lembra-se das tantas piadinhas e mentiras que circularam pela internet antes de 2006? Pois é, ajudaram muito a reeleger o Lula e estão ajudando bastante a candidatura da Dilma, porque quanto mais a população percebe que Lula e o PT são vítimas de perseguição dos incompetentes que só prejudicaram o país enquanto estiveram no governo, e por isso não têm nada de bom a lembrar de seus históricos e tampouco têm algo a propor ao futuro do país, mais facilmente se repetirá o êxito e sucesso das últimas eleições presidenciais.

Só lamento que, além da Dilma, os demais candidatos citados e que também não se incluem na União dos Gigolôs da Pátria não sejam beneficiados por estas piadinhas e outras mensagens distribuídas pela internet, que tanto ajudam ao Lula.

Mas, pelo Brasil, eu lhe agradeço.

Abraço grande!

Raul Longo
pousopoesia@ig.com.br
pousopoesia@gmail.com
www.sambaqui.com.br/pousodapoesia
Ponta do Sambaqui, 2886
88.051-001 - Floripa/SC


Raul Longo é jornalista, escritor, pousadeiro e colabora com a nossa Agência Assaz Atroz.

.

PressAA

.

Um comentário:

Framil disse...

Muito legal saber que outras pessoas recebem os memsmos emails. O texto é perfeito. Consegue transmitir toda uma situação com clareza. Parabéns!