terça-feira, 11 de agosto de 2009

Raul Longo: AMÉRICA LATINA PASSO A PASSO - Os caminhos da cucaracha 3


No caso do Chile, a intervenção do imperialismo norte-americano na preparação e financiamento do golpe desempenhou, aliás, um papel importantíssimo. Tão indesmentível que Kissinger, nas suas memórias e em artigos e entrevistas, revelou, anos depois, que a CIA, cumprindo instruções da Administração Nixon, desenvolveu intensa actividade no apoio às forças de direita que se opunham ao governo de Allende. Posteriormente, documentos secretos divulgados pelo Departamento de Estado, confirmaram a profundidade do envolvimento dos EUA na conspiração militar que culminou no golpe do 11 de Setembro.
http://www.galizacig.com/actualidade/200309/omilitante_a_trinta_anos_do_11_setembro_chileno.htm


Os caminhos da cucaracha 3

AMÉRICA LATINA PASSO A PASSO

O que nos aproxima no espaço e no tempo?

Raul Longo

CHILE – Fundada em fevereiro de 1541, a cidade de Santiago, capital do Chile, foi construída com a ajuda dos nativos. Nove meses depois, foi destruída por eles mesmos, revoltados com as atitudes daqueles a quem auxiliaram, dando início à Guerra do Arauco...

...que se estendeu por 300 anos (3 séculos) e praticamente exterminou aquela cultura e etnia, da qual hoje restam aproximadamente 30% no Chile e 20% na Argentina.

Entre 1817 - 1818 o General Bernardo O’Higgins lidera um movimento armado obtendo a independência de Espanha, mas transferindo o país para o domínio do Império Britânico através de uma elite de origens européias. Latifundiários ao sul e mineralogistas ao norte, apoiados pela Igreja Católica.

Em 1881 uma nova elite ascende ao poder com ideais mais nacionalistas. Promove significativas reformas sócio/econômicas, mas em 1891 é derrubada por uma guerra civil promovida pela Igreja e pelos conservadores que retomam o poder instituindo um sistema Parlamentarista.

(MÁS DE 70 DETENIDOS EN LOS PRIMEROS ENFRENTAMIENTOS DE LA HUELGA NACIONAL DE LA MINERÍA DEL COBRE - junho 2007)

O evento conhecido como “La Matanza de Iquique” tem suas origens em Cobija, porto boliviano criado por Simón Bolívar em 1825. A Nitrates and Railway Company of Antofagasta – companhia inglesa com sede em Valparaíso, nega-se a pagar o imposto determinado pelo governo boliviano para exportação dos minérios extraídos do Chile (10 centavos por “quintal”, medida de grande quantidade de material em embarcações marítimas). Com isso se deu início a “Guerra do Pacífico” que eclodiu em 1879 e finalizou em 1884 com a anexação, ao Chile, de parte do território boliviano e de seus aliados Peru e Argentina. O governo dos Estados Unidos foi o mediador.

Segundo os arquivos da própria Nitrates Company, apesar de importantes políticos e ministros chilenos serem seus acionistas, foi preciso garantir-lhes a posse das minas bolivianas de cobre e salitre em Antofagasta para convencê-los a guerrear em favor dos interesses da companhia que assim obteve o direito de extração e comercialização destes minerais.

A extração mineral se executava através da espoliação dos trabalhadores roubado na pesagem dos minérios. Um sistema policial próprio reprimia violentamente as reclamações. Os salários com atrasos de até 3 meses ou mais, eram pagos em fichas que só poderiam ser utilizadas nos armazéns da própria Nitrates. Mantendo a propriedade das moradias, os ingleses as alugavam por exorbitâncias apesar das péssimas condições de habitação.

(Chile: desemprego, demissões e traição dos sindicatos - fev. 2009)

A exaustão laboral levou diversos mineiros à morte, e o governo chileno não respondia aos apelos dos trabalhadores que se manifestaram em 1907.

Cerca de 12 mil trabalhadores se concentraram na cidade portuária de Iquique, que pertencera ao Peru. Em 20 de dezembro 3.600 trabalhadores entre homens, mulheres e crianças, foram assassinados pelo exército chileno. No dia seguinte, enterrados em vala comum.

Da mesma forma o exército chileno assassinou Salvador Allende em 11 de setembro de 1973.

Em 64 Allende perdera as eleições presidenciais em uma campanha onde a CIA – Central Intelligence Agency dos Estados Unidos admitiu participação ativa em favor de seu opositor: Eduardo Frei. Mas na campanha seguinte Allende é eleito como o primeiro socialista a alcançar o poder na América Latina por vias democráticas.

(Salvador Allende, ao centro, resistindo em La Moneda)

A oposição a Allende controlava 82 cadeias de radiodifusão e 64 jornais (contra 36 emissoras e 10 periódicos pró-governo) quando Richard Nixon autorizou pessoalmente uma doação do governo dos Estados Unidos de US$ 700.000 para o maior jornal oposicionista El Mercúrio (seguida de muitas outras).

Durante o governo de Allende a CIA criou diversos grupos de pressão, entre eles o Pátria y Liberdad, grupo terrorista treinado em praticas de guerrilha no Texas, e de franca orientação nazi-fascista.

Moderado e também pressionado pela esquerda radical chilena, Allende acaba sofrendo um dos mais violentos golpes políticos perpetrados na América Latina, expressamente deflagrado por Richard Nixon e Henry Kissinger que possuíam aliados entre os assessores de Allende, entre eles o brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

(Cena do filme "Chove sobre Santiago" - momento do golpe militar de 11 de setembro de 1973, quando o governo de Salvador Allende é derrubado)

O golpe de 11 de setembro foi precedido por embargos comerciais dos governos aliados aos norte-americanos (inclusive o brasileiro), boicotes e pressões de empresas multinacionais, além de movimentos e ações para minar a estabilidade sócio/econômica no país.

Perpetrado por um grupo de aviadores acrobatas dos Estados Unidos que viera ao Chile sob pretexto de encenar malabarismos aéreos no dia da independência do país (18 de Setembro), o golpe levou ao poder Augusto Pinochet Ugarte, 18 dias depois de empossado como chefe das Forças Armadas pelo próprio Allende.

Mais tarde o Senado dos Estados Unidos acusou Pinochet de acumular ao longo de seu governo uma fortuna de 28 milhões de dólares, além de cerca de 190 milhões na mesma moeda em barras de ouro (9.600 kg) depositados num banco de Hong Kong.


Através dos monetaristas Chicago Boys que tinham como mentor o economista norte-americano Milton Friedman, na década de 70 ocorre o que se chamou de “O Milagre Chileno”, mas 1982 a economia liberal promoveu acentuada depressão com queda de 30% do PIB chileno.

No entanto, o que de fato derrubou a ditadura de Pinochet foram denúncias internacionais ao seu governo criminoso que realizou mais de 3 mil assassinatos, além de bárbaras torturas, seqüestros e desaparecimentos.

Detido em Londres no ano de 1988 pelo cumprimento da Scotland Yard a um mandado de apreensão internacional da Suprema Corte espanhola por crimes contra a humanidade, Pinochet foi protegido pela Primeira Ministra Britânica, Margareth Thatcher.

O governo de Pinochet integrou a Operação Condor, uma aliança das ditaduras militares impostas pelos Estados Unidos no Chile, Argentina, Brasil, Uruguai, Bolívia e Paraguai. Sobre o pretexto de reprimir a subversão, em todos esses países a Operação Condor seqüestrou, torturou e assassinou cidadãos e crianças, utilizando técnicas instruídas por especialistas norte-americanos.

Por estupidez ou espúrio caráter entreguista e colonizado, sempre há quem compute os problemas dos países latino-americanos aos seus próprios povos, escondendo a raiz desses problemas nas elites corruptas de origem européia e nos capitalistas corruptores do hemisfério norte. Mas a história demonstra, passo a passo, que assim como o Brasil, o Chile também é Honduras no espaço e no tempo. Notícias sempre atualizadas de Honduras: http://honduraselogoali.blogspot.com/

Raul Longo
pousopoesia@ig.com.br
pousopoesia@gmail.com
www.sambaqui.com.br/pousodapoesia
Ponta do Sambaqui, 2886
88.051-001 - Floripa/SC
Tel: (48) 3206-0047

Raul Longo é jornalista e escritor. Colabora com a AAA - PressAA

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico e importante resgate . Linguagem acessivel e de formação. parabens aos compas Raul e Fernando

Nanda Tardin