quinta-feira, 1 de abril de 2010

Adubando o Coração


Rosa Pena

Enfim o sol reapareceu depois de vários dias de chuva fina e miúda, daquelas que precedem um vendaval.

Saio de encontro aos raios e vejo na pracinha minha vizinha, árvores caídas, arrancadas desde a raiz. Sentado num dos bancos, uma cabeça baixa, um menino com cheiro de virgem e olhar de quem está sofrendo de amor pela primeira vez. Choro miúdo, soluço fino, com o jeito da chuva que precedeu o vendaval. Sem resistir à minha emoção, pergunto o motivo de suas lágrimas. Desconversa e murmura baixinho:

— Quantos dias de chuva fina e, no final, vieram ventos tão fortes que arrancaram as árvores pela raiz, sem ao menos quebrar um galho. Tombaram inteiras.

— Veja só como é a natureza: a chuva foi aos poucos molhando a terra, deixando-a fofa, para que as raízes se soltassem devagarinho, em vez de o vento quebrar alguns galhos, destruir suas folhas. Encantadas, enamoradas dos jardins, caíram intactas. Nos olhamos nos olhos, de forma fixa. Ameacei um sorriso e ele ameaçou corresponder. Concluo de forma ligeira, já percebendo que a brisa da esperança começava a substituir o furacão da prematura desilusão:

— Lágrimas não caem em vão, fertilizam o coração. Árvores que tombam desde a raiz são refincadas na terra úmida e renascem com mais forças. São árvores bem plantadas, diferentes de galhos que caem secos, galhos de ocasião, que qualquer vento quebra e viram cinzas em alguma lareira solitária. As sólidas sempre florirão a cada nova primavera da vida.

Eu acredito em ressurreição. É Páscoa no coração.

*Rosa Pena (Rio de Janeiro-RJ). Professora e administradora de empresas. Especialista em recursos audiovisuais e artes cênicas. Trabalhou na Divisão de Multimeios da Educação na Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro, com projetos ligados a cinema, teatro, música e literatura. Compulsiva para ler e escrever, considera a Internet a grande biblioteca contemporânea. Tem livros virtuais publicados e quatro livros editados no papel: Com licença da palavra, antologia do grupo Pax Poesis Encantada (2003), PreTextos, seu primeiro livro solo, onde reúne crônicas e contos de sua autoria (2004), na sequência UI! (2007) e Tarja Branca (2010). Mais em seu site: http://www.rosapena.com/

Colabora com esta nossa Agência Assaz Atroz

Ilustração: AIPC – Atrocious International Piracy Cartoons

.

PressAA

.

Nenhum comentário: